Significado de cada dia da Semana Santa


Hoje Domingo é o dia em que se inicia a "Semana Santa". Isso sabemos desde que somos crianças, mas será que sabemos o verdadeiro significado dessa semana em nossas vidas. Esse é o motivo do post de hoje é mostrar a todos os seus significados, pode ser algumas pessoas já saibam, mas para aquelas como eu que não sabia, acho interessante compartilhar.



SIGNIFICADO DE CADA DIA DA SEMANA SANTA

DOMINGO DE RAMOS
Começa a Semana Santa, dia em que se comemora a entrada de Jesus em Jerusalém. Nos dias de hoje, os fiéis levam para a igreja ramos, a fim de serem abençoados, como símbolo de sua fé. 

SEGUNDA-FEIRA SANTA
Neste dia, se reflete o momento de descanso de Jesus, na casa de uma família que Lhe era muito estimada, a casa de Seu amigo Lázaro (a quem Ele havia ressuscitado), e de Marta e Maria Madalena. (Jo 12, 1-11).

TERÇA-FEIRA SANTA
É o dia, em que com grande tristeza, Jesus anuncia a Sua morte, causando grande sofrimento aos Seus discípulos. Anuncia também a traição e indica o traidor. Judas sai possuído por Satanás, para trair o seu mestre. 

QUARTA-FEIRA SANTA
É o 4º dia da Semana Santa, no Evangelho deste dia, é-nos apresentada a traição de Judas, descrevendo-nos como este foi ter com os chefes dos sacerdotes, a quem se ofereceu para trair Jesus. Aceita assim, trinta moedas de prata como recompensa da sua traição.  (MT 26,14-25).

QUINTA-FEIRA SANTA
É o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com Seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos Seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai, para entregar Jesus em troca das 30 moedas de prata (Jo 13,1-15). Foi aqui, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício como Sua eterna memória, e em Seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Depois Jesus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou Consigo três discípulos, e começou a Sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus.
É nesta noite que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia a vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite.

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
Relembra o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo é crucificado após sua prisão, Jesus é julgado e açoitado; recebe a coroa de espinhos na cabeça; é levado à presença de Pilatos, e depois de condenado, carrega a Sua própria cruz até ao monte Calvário; ao meio-dia é crucificado entre dois ladrões e por volta das três da tarde, Jesus morreu... o Seu corpo foi depois retirado da cruz e colocado num sepulcro cavado na rocha.
Neste dia, é praticado o jejum e a abstinência da carne, em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo. 

SÁBADO DE ALELUIA
Jesus permanece no sepulcro. Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição. Neste dia, inicia-se a Vigília Pascal, ao final do dia, e termina com o amanhecer da Páscoa. 

DOMINGO DE PÁSCOA
Dia da ressurreição, onde Jesus se levanta de Sua sepultura e vence a morte. É o dia do grande milagre! O dia em que Cristo volta à vida através da Sua Ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a Vida, o Amor e a Misericórdia de Deus.


Aqui não está somente o significado dos dias, mas como podemos ver, aqui está a trajetória de todos os passos de Jesus Cristo, desde de sua morte até a ressurreição. Como disse fiz esse post com objetivo de compartilhar a todos que talvez não soubesse o que significasse essa semana. Espero que tenham gostado e que todos tenham uma ótima semana.




You May Also Like

29 comentários

  1. Achei super importante esse post. Geralmente as pessoas associam apenas ao último tempo para comprar ovos de páscoa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, lembrei-me do tempo de catecismo. Acho que você fez o belo trabalho, principalmente nos dias de hoje em que as pessoas não levam à sério a páscoa. Parabéns!

    Sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estamos vivendo esse período,em que recordamos desde quando Jesus entrou em Jerusalém e foi acolhido com glorias e depois é traído,morto e crucificado,e uma das cerimônias que eu acho linda é a de lava-pés. A ressurreição também é algo magnifico .

    ResponderExcluir
  4. Não sabia dos significados de cada dia, fiquei muito impressionado o saber! Amei 💙🔥

    ResponderExcluir
  5. Este post é interessante pois os adeptos não sabem o Real significado de cada dia da festa religiosa..
    www.ronsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante, atualmente não sigo nenhuma religião. Mas mesmo quando segui só sabia o que era a sexta-feira da paixão e o domingo de páscoa

    ResponderExcluir
  7. Oi!!
    Parabéns pelo post, eu não sabia o significado da semana santa. Vamos aproveitar essa semana e nos aproximar de Deus...
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Super esclarecedor esse post, eu nao sabia também o significado da semana Santa, aqui em casa, apesar de sermos crentes em Deus não temos a tradição de reverência durante a semana santa.

    ResponderExcluir
  9. Esse e o tipo de post que merece ser compartilhado, infelizmente as pessoas esquecem o real significado da pascoa ne? Na minha casa nap temos nenhuma tradição infelizmente, mas acho muito bonito essas familias que se unem na pascoa sabe!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Paloma!

    A Semana Santa é muito especial para nós, cristãos, então é muito bom entender mais sobre ela. Grande parte do que você relatou eu já sabia, embora não com os respectivos dias. Gosto muito das celebrações envolvidas, o significado é todo mundo lindo, de forma que foi bom saber mais sobre. Adorei a sua postagem, parabéns.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. A semana santa é uma semana muito especial por estarmos relembrando os passos que o senhor Jesus passou, alguns acontecimentos relembrados não seriam sequencias. As pessoas deveria lembrar do significado real da pascoa que nada tem haver com coelhos botando ovos. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Nossa, fiz catequese há muitos anos atrás e já não me lembrava dos significados da Semana Santa. Adorei seu post, me fez relembrar a me trouxe bastante nostalgia. Uma pena que para muitos, essa seja uma data meramente comercial.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Paloma!
    Nossa, que post interessante. Poucas pessoas conhecem e levam a sério cada dia que forma a semana santa. Boa Páscoa para você e sua família!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Muito instrutivo o post. Na verdade não tinha ideia que os dias tinham significados. Parabéns pelo post, ele é de utilidade pública!

    ResponderExcluir
  15. PARABÉNS pelo post. Mesmo q saibamos sempre bom relembrar de tudo que Jesus deu por nos. E lembrar que Páscoa é vida.
    Bhs

    ResponderExcluir
  16. Muita gente não sabe o significado de cada dia, adorei a postagem por mostrar isso a todos.

    ResponderExcluir
  17. Bem bacana a ideia do post e lembrar o significado desses dias, importante lembrar também que não só nessa semana que é tempo de reflexão, conversão espiritual e tals, mas durante a quaresma completa. O que na minha opinião são coisas que deveriam ser lembradas sempre, não lembrar de fazer o bem ou de querer ter um contato com Deus apenas nesses dias, mas sempre, tem pessoas que durante o resto do ano esquece como Jesus sofreu por nossos pecados e isso é bem triste.

    ResponderExcluir
  18. Que interessante saber disso. Eu só sabia sobre o domingo rsrsrs. Adorei saber o siginificado do resto dos dias.

    ResponderExcluir
  19. Oi Paloma! Que post incrível! Ontem estava comentando com a minha família, como a maioria das pessoas não sabem todo o significado da semana santa. Acham que é apenas na sexta.
    Achei muito bacana como você montou o post, explicando os dias e os acontecimentos. Sabe que só me veii flash dos filmes sobre isso? Parabéns pela iniciativa de fazer esse post. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. Fui catequizada na igreja catolica, mas confesso que não lembrava mais de todos os detalhes. Nâo costumo seguir muito essas datas mesmo assim acho interessante o post pois tem muita gente que nã sabe oq significa semana santa, segue as tradicões religiosas sem saber os verdadeiros motivos.

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post! Sempre muito importante saber o significado real dessas datas comemorativas. Não são apenas dias para presentes e ovos de páscoa. Muito menos para o comércio lucrar! Não sabia ou não recordava que cada dia representava algo diferente. Parabéns pela informação! Beijos

    ResponderExcluir

  22. Boa tarde, como vai?Gostei bastante do tema abordafo, algo muito imporante falar sobre a Semana Santa algo tao religioso e imporante, beijos

    ResponderExcluir
  23. <3 Que post maravilhoso!! Salvei nos meus favoritos. sou muito grata a você por ter esclarecido essa data tão importante. Agora sei como foi, e o que é "comemorado" de verdade em cada dia. Muito obrigada pelo seu texto flor, que você seja muito abençoada! Bjoos!

    ResponderExcluir
  24. Gostei de saber mais sobre a Semana Santa, eu não conhecia praticamente nada sobre, ótimas informações!

    ResponderExcluir
  25. Muito útil e explicativo o seu post! <3
    Tudo de bom a vc, lindona!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Gostei da postagem, ainda mais pelo fato de desconhecer o significado de alguns desses dias. Vai ser útil para muitas pessoas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Muito interessante... eu não sabia ou lembrava exatamente o que significava cada dia da semana Semana Santa, adorei saber! bjs!

    ResponderExcluir
  28. Olá.
    Adorei saber um pouco mais sobre cada dia da Semana Santa, não sou mais tão católico, mas é sempre bom entender sobre isso, né? Acredito que o significado anda ficando um tanto esquecido e um post como o seu é ótimo para relembrar.
    Até mais o/

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita e principalmente pelo seu comentário no blog Primaveras de Dezembro.
Mas antes de continuar não se esqueça de olhar as regras a abaixo:

- Aceito Criticas construtivas.
- Não aceito as ofensas deixando bem claro.

Se houver qualquer tipo de dúvida entre outros é só entrar em contato comigo aqui está o meu e-mail.

Palomaloma2011@gmail.com